Autoras

domingo, 30 de junho de 2013

Jornalismo livre de pesquisas em internet conta histórias mais ricas e próximas do leitor

   Margareth e Gerard McKee começaram a namorar firme. Quando iniciaram os planos para casar e Gerard começou a trabalhar na ponte, Margareth passou a controlar o dinheiro economizado do salário semanal que o noivo recebia como operário metalúrgico. No verão de 1963 já tinham juntado oitocentos dólares.

   Mas os planos mudaram de rumo numa quarta-feira, 9 de outubro. McKee, como de costume, seguiu para o trabalho na ponte Verrazano-Narrows, em Nova York. E foi nessa ponte, com tempo nublado e ventoso, que ele caiu no mar. “Alguns homens que estavam na ponte se puseram a chorar e, lentamente, todos eles, mais de seiscentos, tiraram seus capacetes e começaram a descer”, conta Gay Talese no capítulo “Morte numa ponte”, do livro Fama & Anonimato.

   Gay Talese nasceu em Ocean City, Nova Jersey, em 1932. É um repórter que não tem preguiça de sair às ruas em busca de histórias, não se preocupa com o “furo” e diz não conhecer o Google. Por que essa informação sobre o Google é importante? Porque os jornalistas estão muito presos em pesquisas oriundas da internet. Para Talese é necessário sair pelo mundo, ver os acontecimentos, conversar e conviver com as pessoas. 

   A forma de Talese trabalhar o jornalismo permitiu que ele contasse a história de Gerard McKee fazendo o leitor adentrar o mundo de centenas de homens que trabalharam na Verrazano-Narrows. Quando surge essa aproximação temos a possibilidade de refletir sobre aqueles que exercem atividades honestas pondo em risco a vida diariamente. Pessoas que passam despercebidas, que não são homenageadas na inauguração de grandes monumentos, que têm uma família e planos para o futuro. Mas que muitas vezes, inocentemente, têm a vida interrompida por um desastre.

   McKee deixou Margareth, o sindicato trabalhista local fez uma campanha para que a construtora da ponte disponibilizasse redes de segurança sob as áreas onde os homens trabalhavam e diversos desses operários também construíram as torres do World Trade Center, derrubadas em 2001 pelo ataque terrorista de 11 de setembro.

   A parte da Ponte vai muito além da morte de McKee, por isso recomendo a leitura completa do livro “Fama & Anonimato”. Talvez você não goste de Gay Talese como eu gosto, mas imagino que passará a prestar atenção em muitas coisas que antes eram praticamente inexistentes.

Por Priscila Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário